24 de abril de 2014

Planeje sua Vida

Prefira a empregabilidade em longo prazo do que a segurança no emprego. Não, não é mais uma dessas frases feitas, de impacto e que nos deixam de cabelo em pé. É para refletir – e ainda – mudar a postura frente à nova realidade do mercado de trabalho. Não esqueça: Você é o dono de sua vida e da sua carreira!


O que não significa que deve mudar de emprego a todo momento e fazer de cada empresa apenas mais um degrau rumo à sua escalada para o sucesso. Porém, carreira e vida pessoal andam de mãos dadas, juntinhas, praticamente grudadas, portanto, temos de pensar em um “Projeto de Vida” e não somente na parte profissional.
Pense naquilo que você faz, já fez ou pretende fazer. Convido você agora a traçar um rumo para seus sonhos e transformá-los em ação.


1. Quem sou eu?o

Essa é a perguntinha básica de qualquer projeto de vida. Poucas pessoas pensam em suas atitudes, ponderam sobre seus pontos fortes e aqueles que precisam desenvolver, seu propósito de vida ou realização de sonhos. Faça uma avaliação honesta sobre você mesmo. Faça perguntas como: – O que eu gosto de fazer que faria até de graça? O que me deixa impaciente, ansioso e pouco produtivo? Tenho medo de quê? Sou feliz hoje? A lista de perguntas é pessoal e intransferível, crie a sua e comece a traçar um perfil de quem é a pessoa que sou e a que quero ser.


2. Visualize o futuro

Faça um pequeno exercício de visualização. Tente imaginar o futuro, sua situação profissional, financeira, amorosa, familiar, saúde e espiritual. Vá longe! Sonhe com a situação ideal! Imagine um futuro perfeitamente realizável. Faça um exercício sério sobre sua vida no futuro e depois escreva no papel o que você visualizou.


3. Crie uma rede de relacionamentos



Os melhores empregos não são preenchidos com anúncios em classificados de jornal. As melhores oportunidades para sua promoção não estão somente na labuta do dia-a-dia. Crie um método para gerenciar seus relacionamentos. Tenha o hábito de se comunicar com seus contatos, pode ser por intermédio de e-mail enviando algum artigo interessante, promovendo encontros, enfim; existem diversas maneiras de estar sempre na lembrança de quem pode lhe ajudar na sua carreira e na sua vida.

Não seja interesseiro e procure amizades somente com pessoas do alto escalão. É um erro gravíssimo! E essa relação deve ser de mão dupla: você também deve ajudar os outros e ser um importante contato na rede de outra pessoa. Deve ser uma relação ganha-ganha.


4. Tenha metas

Lembre-se que temos de ter metas de curto, médio e longo prazo, e que as mesmas devem ser flexíveis. Nada de fechar a mente e ficar dando “murro em ponta de faca”, pois as circunstâncias de vida mudam a todo instante, o que não significa que temos de deixar tudo ao acaso.


5. Cuide bem do seu dinheiro

Dedique uma atenção especial a este quesito, pois todos temos diferentes fases na vida. A vida de solteiro é muito diferente do que a vida de casado, que é diferente com filhos na faculdade, por exemplo. Dedique tempo e estudo nessa área, afinal, ninguém mais quer ser aposentado do INSS e são muitas as possibilidades de investimento. Poupar nada mais é do que um hábito, mesmo que em pequenos valores, mas que no futuro pode fazer uma grande diferença. Anote despesas, seja organizado, pois o tempo passa e a hora certa de preparar sua aposentadoria é quando você inicia a sua carreira.


6. Espere o imprevisível

Planejar é bom, é ótimo, mas não espere um céu de brigadeiro, pois turbulências ocorrerão. Nada é estático, podemos perder o emprego, ter algum problema de saúde ou financeiro. Somos seres finitos e sob certos aspectos muito sensíveis a chuvas e trovoadas. Riscos existem e devem ser gerenciados, muitos são previsíveis e podem ser evitados. A questão é: Como você lida com o risco? Quais são aqueles que valem ou não à pena correr. Somente você tem a sua resposta.

Viver dá trabalho, não é fácil, mas fica ainda mais difícil sem qualquer tipo de planejamento. Que tal fazer agora o seu!


Por: Paulo Araújo especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de “Paixão por Vender” - Editora EKO, entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br.


 Secesso

23 de abril de 2014

Mente Forte

 Mente forte Sabe e ganha!
Pessoas de mentalidade forte possuem hábitos saudáveis. Elas lidam com suas emoções, pensamentos e comportamentos de forma a pondera-las para o sucesso na vida. Verifique essas coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem.


1. Elas não perdem tempo sentindo pena de si mesmas.

Pessoas de mentalidade forte não ficam sentindo pena de suas circunstâncias ou como os outros as trataram. Ao invés disso, elas assumem a responsabilidade por seu papel na vida e compreendem que a vida nem sempre é fácil ou justa.

2. Elas não deixam de lado seu poder.

Elas não permitem que os outros as controlem, e elas não permitem alguém tenha poder sobre elas. Elas não dizem coisas como, “Meu chefe me faz sentir mal”, porque elas compreendem que elas estão no controle sobre suas emoções e elas possuem a escolha de como reagir.

3. Elas não fogem dos desafios.

Pessoas mentalmente fortes não tentam evitar o desafio. Ao invés disso, elas dão boas vindas de forma positiva às mudanças e estão sempre querendo ser flexíveis. Elas compreendem que a mudança é inevitável e acreditam em suas habilidades de adaptação.

4. Elas não gastam energia com coisas que não podem controlar.

Você não ouve uma pessoa mentalmente forte reclamando da mala perdida ou do trânsito. Ao invés disso, elas focam naquilo que podem controlar em suas vidas. Elas reconhecem que algumas vezes, a única coisa que podem controlar, é sua atitude.

5. Elas não se preocupam em agradar todo mundo.

Pessoas mentalmente fortes reconhecem que não precisam agradar todo mundo o tempo todo. Elas não têm medo de dizer não ou falar quando é necessário. Elas buscam ser gentis e justas, mas podem lidar com outras pessoas chateadas se elas as fizeram felizes.

6. Elas não têm medo de assumir riscos calculados.

Elas não assumem ricos bobos ou fáceis, mas não se importam de assumir riscos calculados. Pessoas mentalmente fortes investem tempo pesando os riscos e benefícios antes de tomar uma grande decisão, e elas estão completamente informadas dos problemas possíveis antes de tomarem ação.

7. Elas não renegam o passado.

Pessoas mentalmente fortes não gastam tempo renegando o passado e querendo que as coisas fossem diferentes. Elas reconhecem o passado e podem dizer o que elas aprenderam com ele. Entretanto, elas não revivem constantemente as experiências ruins ou fantasiam sobre os dias gloriosos. Ao invés disso, elas vivem para o presente e planejam para o futuro.

8. Elas não cometem o mesmo erro várias vezes.

Pessoas mentalmente fortes aceitam a responsabilidade por seu comportamento e aprendem com os erros do passado. Como resultado, elas não ficam repetindo os mesmos erros sempre. Ao invés disso, elas seguem em frente e tomam melhores decisões no futuro.

9. Elas não ficam ressentidas pelo sucesso alheio.

Pessoas mentalmente fortes conseguem apreciar e celebrar o sucesso na vida de outras pessoas. Elas não ficam invejosas ou se sentem trapaceadas quando outros as superam. Ao invés disso, elas reconhecem que o sucesso é conquistado através de trabalho duro, e elas estão querendo o trabalho duro para própria chance de sucesso.

10. Elas não desistem depois da primeira falha.

Pessoas mentalmente fortes não percebem uma falha como razão para desistir. Ao invés disso, elas usam o erro como uma oportunidade de crescer e melhorar. Elas querem continuar tentando até conseguirem fazer o certo.

11. Elas não temem a solidão.

Pessoas mentalmente fortes conseguem tolerar a solidão e elas não temem o silêncio. Elas não têm medo de ficarem sozinhas com seus pensamentos e elas podem usar esses momentos para serem produtivas. Elas curtem sua própria companhia e não são dependentes de outros para companhia e diversão todo o tempo, mas conseguem serem felizes sozinhas.

12. Elas não acham que o mundo deve alguma coisa a elas.

Particularmente na economia atual, executivos e empregados em qualquer nível estão começando a perceber que o mundo não lhes deve um salário, um pacote de benefícios e uma vida confortável, independente de sua preparação e educação. Pessoas mentalmente fortes entram no mundo preparadas para trabalhar e serem bem sucedidas por seus méritos, em cada estágio do jogo.

13. Elas não esperam resultados imediatos.

Seja uma rotina de treinos, um regime nutricional ou começar um novo negócio, pessoas mentalmente fortes estão comprometidas com o longo prazo. Elas sabem muito bem não esperar por resultados imediatos. Elas dedicam suas energias e tempo em doses medidas e celebram a cada meta e aumento de sucesso ao longo do caminho. Elas possuem o “
poder de permanecer”. E elas compreender que mudanças genuínas levam tempo.

Fonte: esse artigo foi traduzido a partir de um artigo publicado no site da Forbes em 18/Nov./2013.



20 de abril de 2014

O melhor presente


 Um Presente para você!Existe, por acaso, algo mais espetacular e curioso do que gente!!!
Pessoas são sempre presentes. Algumas têm um embrulho bonito, como os presentes de Natal, Páscoa ou Aniversário. Outras vem em embalagens comuns, como aquelas de embrulhar pão, e há também as que chegam bem empacotadas, mas "machucadas pelo correio".
De vez em quando chega um pacote registrado. São os presentes valiosos, mas que nem por isso chegam embrulhados em papel de seda com fitas prateadas. O curioso é que trazem "invólucros fáceis". Enquanto outras surgem em embalagens dificílimas, quase impossível de ser desembrulhadas. É fita durex que não acaba mais! Parece que não querem sair do pacote... Porque será que alguns presentes são mais complicados de abrir? Talvez porque dentro da bonita embalagem haja muito pouco valor...
Mas a embalagem não é o presente, e nem sempre indica o que tem dentro. Há sempre uma surpresa por baixo do papel. Acontece que tanta gente se engana, confundindo embrulho com conteúdo...
Também você, como eu, somos um presente para os outros. Você para mim, eu para você. Triste seria se a gente fosse apenas embalagem – presente muito bem guardado, com nada lá dentro.
Porque quando existe verdadeiro encontro com alguém, no diálogo, na amizade, no amor, deixamos de ser mera embalagem e passamos à categoria de verdadeiros presentes. Nestas ocasiões, acontecem coisas muito comoventes e essenciais: mutuamente, as pessoas vão se revelando.
Você já experimentou essa alegria? É um prazer profundo, que vem da alma, quando duas pessoas se abrem virando presente uma para a outra.
Ter conteúdo é o segredo para quem deseja tornar-se "presente" e não apenas embalagem. Por tudo isso, seja pessoa, e não apenas embalagem bonita.

O sucesso é construído à noite!

"Durante o dia você faz o que todos fazem. Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho , sem sacrificar feriados e doming...